flipiri

A 3ª Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), que ocorreu no período de 11 a 15 de maio de 2011 terá uma programação bastante diversificada. Segundo a presidente da Casa de Autores, Iris Borges, a preocupação da equipe organizadora da Flipiri é atender a todos os públicos. “Serão cinco dias de palestras, oficinas para professores, leituras dramatizadas, performances, exposições, saraus poéticos, recitais de poesias, além das atividades para homenagear a poeta Cora Coralina”, afirma Iris.

Nos dois primeiros dias (11 e 12), a festa foi dedicada aos alunos das escolas públicas municipais e as estaduais situadas no município de Pirenópolis. Escritores da Casa de Autores e convidados visitarão essas escolas para participar de releituras de suas obras, fazer leituras e conversar com os alunos sobre a magia do ato de ler.

A itinerância, como é chamada a ida dos autores às escolas, abrange as vinte e duas unidades de ensino (rurais e urbanas), atingindo cerca de 5 mil estudantes, do jardim ao ensino médio. No dia 13, sexta-feira, as crianças serão levadas por seus professores à Praça Central da cidade, onde participarão de uma série de apresentações, performances e leituras destinadas a esse público.

As atividades de formação dos professores, por sua vez, ocorreram no sábado. Já estão confirmadas oficinas com as escritoras Margarida Patriota, Lucília Garcez e Dad Squarisi.

A abertura oficial da 3ª Festa Literária foi no dia 12, às 19h, no teatro da cidade. Após a solenidade, a poeta e atriz Elisa Lucinda fará um recital de poesia. O trabalho de Elisa Lucinda com poesia é reconhecido no Brasil inteiro, com performances que fazem o público vibrarem com a poesia, mesmo aqueles que não têm esse hábito de leitura.

Além de presentear as crianças com diversos atos de letramento literário, a programação da Festa traz atrações como apresentações musicais, tardes de autógrafos e talk show com escritores, e homenagens a Cora Coralina. Nesses momentos, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco da obra dos autores presentes e participar de uma conversa interativa com esses escritores.

Os visitantes da 3ª Festa Literária de Pirenópolis vão poder participar ainda dos Cafés Poéticos. Em um bate-papo descontraído, poetas e escritores convidados como Gilberto Mendonça Teles, Leo Cunha, Wilson Pereira, Elba Rezende, João Bosco Bezerra Bonfim, Luiz de Aquino, Nicolas Behr e outros, que falarão sobre suas obras e sobre a poesia contemporânea.

Iris Borges destaca que a programação da 3ª Flipiri não está completa, pois, espera-se ainda a confirmação de alguns autores convidados como a presença do escritor Ignácio de Loyola Brandão, mas os eventos principais já foram definidos.