Com o patrocínio do BNDES, a 5ª FEIRA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS promove a leitura no interior do país. E para isso, não poupa esforços. O FLIPIRI Itinerante envolve não só as 11 escolas públicas e particulares da cidade, mas também as 10 situadas nos povoados vizinhos e zonas rurais, através da Itinerância, que leva os autores para encontros com os alunos, que previamente estudaram seus livros em sala de aula, doados pelo projeto. O acervo doado até hoje soma cerca de R$80.000,00. Desde a primeira edição, 160 autores já participaram das Itinerâncias, visitando 21 unidades de ensino e doando livros.

A FLIPIRI Itinerante 2013 também envolve os alunos do campus da UEG – Universidade Estadual de Goiás na cidade, através de palestras sobre o tema Imagem na Gastronomia e no Turismo, cursos sediados em Pirenópolis.

As iniciativas estão afinadas com PNLL – Plano Nacional do Livro e da Leitura, criado em 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de democratizar o acesso ao livro, fomentar a leitura, desenvolver o mercado livreiro, dentre outras coisas. Para isso, a FLIPIRI tem promovido palestras, apresentações musicais e teatrais, oficinas, saraus, lançamentos e autógrafos. Mas é a Itinerância a menina dos olhos da Festa Literária de Pirenópolis e nesta 5ª edição, realiza 37 encontros do leitor com o escritor.