É o tema LITERATURA E IMAGEM que dá o tom na 5ª FLIPIRI, e ao I Encontro de Ilustradores FLIPIRI 2013.

A ilustração merece seu lugar no universo literário brasileiro. Precisa ser reconhecida igual às palavras para que, juntas, formem o texto, num enlace verbal e visual. Para trabalhar este tema, será realizado o I ENCONTRO FLIPIRI DE ILUSTRADORES, iniciativa inédita nas festas literárias do Brasil, com mesas, oficinas, palestras e exposições sobre o universo mágico da ilustração.

O I Encontro de Ilustradores FLIPIRI 2013 homenageia o ilustrador, capista e autor Roger Mello, de Brasília, hoje um dos mais premiados ilustradores brasileiros; e o artista plástico de Pirenópolis, Pérsio Forzani, além de contar com a presença de diversos escritores, artistas e ilustradores do mundo literário brasileiro.

Pirenópolis oferece muitas inspirações no tema IMAGEM, através de suas festas e manifestações populares, como as Cavalhadas, os Mascarados, os Tapetes de Corpus Christi, dentre muitas outras. Neste clima de arte e cultura, o I ENCONTRO FLIPIRI DE ILUSTRADORES promete suprir uma lacuna existente no que se refere ao reconhecimento da ilustração como elemento fundamental do texto final.

Estão previstas ainda intervenções urbanas e instalações artísticas, como projeções de imagens/ilustrações nas fachadas de edifícios históricos da cidade, especialmente nas laterais da Igreja Matriz; um stand do meio ambiente; circulação de Bondinho Literário nas ruas do Centro Histórico; fogueira da poesia; e apresentações musicais de Viola Caipira, de Choro, do grupo Piri Rap e de danças típicas da região, como a catira. Oficinas e palestras especiais, escolhidas à dedo, fazem parte da programação. Tem até aula de encadernação manual.

Venha aprender, desenhar, ler, cantar, declamar ou se emocionar com a gente, viajando no mundo da literatura e da arte.