Literatura e Imagem é o tema da 5ª FLIPIRILiteratura e Imagem é o tema da 5ª FLIPIRI

A FLIPIRI quer dar à arte de ilustrar seu lugar merecido na literatura e, para isso, irá homenagear o ilustrador, capista e autor Roger Mello e o artista plástico Pérsio Forzani. E ainda traz a novidade dentre todas as feiras literárias nacionais: o I Encontro FLIPIRI de Ilustradores.

Sabemos que o mundo está envolvido pela imagem. Ela favorece a comunicação, atrai a atenção e funciona para pessoas de todo o mundo, de diferentes idiomas, por sua arbitrariedade visual.

A ilustração não é privilégio do texto destinado à criança. Ela aparece em todos os lugares e, juntamente com a linguagem verbal, forma uma idéia, completa a percepção e o entendimento.

Gostar de ver e gostar de ler são duas dimensões da apropriação do objeto lido e do texto ali contido. O ingresso ao texto literário tem, na imagem, um primeiro elemento mediador e orientador. Nas crianças, isso é ainda mais forte, pois tratam a imagem como seu principal ponto de apoio para desencadear o processo de leitura.

A imagem é a porta de entrada do universo mágico da literatura, desperta leitores potenciais e permite diferentes compreensões em cima de um mesmo tema. Ela expande o poder da palavra, permite que tudo se torne realidade.