banner_flipiri_2014

FLIPIRI

6ª FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS

PIRENÓPOLIS, DE 30 DE ABRIL A 03 DE MAIO DE 2014.

 

LITERATURA E VIAGEM

 

* Homenagens a Ignácio de Loyola Brandão e ao artista plástico e escritor Elder Rocha Lima

*Realização do II Encontro FLIPIRI de Ilustradores

 

Para celebrar o Brasil como destino turístico – em voga devido a eventos próximos como a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas – a FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis elegeu o tema LITERATURA E VIAGEM como lema de sua sexta edição. Assim, a pequena cidade de Pirenópolis, um dos principais destinos turísticos do estado de Goiás, vai acolher, de 30 de abril a 3 de maio de 2014, um grande encontro da leitura, marcado por homenagens a autores como Ignácio de Loyola Brandão, a realização do II Encontro FLIPIRI de Ilustradores (que contará com a presença do grande norte-americano Todd Parr em sua primeira visita ao Brasil), participação de autores como Marcelo Carneiro da Cunha (autor de obras como Antes que o mundo acabe e Insônia), feira literária itinerante, palestras, oficinas, bondinho literário, exposição, dentre várias outras atividades. A entrada é franca.

 A FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis anualmente envolve 5 mil alunos e 260 professores, num grande encontro com a leitura. No mês que precede a Festa, autores e facilitadores de leitura visitam escolas e comunidades, em um trabalho de inclusão social conduzido pelo Instituto Cultural Casa de Autores com o propósito de despertar o gosto pela leitura, ampliar o horizonte do letramento, fomento ao livro e da recepção literária, resultando ainda em significativas doações às bibliotecas escolares. Até o momento, a FLIPIRI já contabilizou mais de R$ 100 mil em doações de livros e teve 25.000 visitantes (média de 5 mil por ano).

 A cidade também acolhe o ENCONTRO FLIPIRI DE ILUSTRADORES, criado em 2013 para suprir uma lacuna existente entre as festas literárias brasileiras no que se refere ao reconhecimento da ilustração como elemento fundamental do texto final. Em 2014, haverá a participação especial do autor norte-americano Todd Parr, festejado criador do ToddWorld. Além de Parr, estão confirmadas as presenças do ilustrador mineiro Walter Lara (que detém o título de Altamente Recomendável pela PFLIJ e já expôs na Feira do Livro de Bolonha, Itália), do premiado baiano Jô Oliveira (que tem obras publicadas na Itália, Grécia e Argentina), do artista plástico e ilustrador mineiro radicado em Brasília Henrique Gougon, dentre vários outros.

 6ª FLIPIRI – FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS e o II ENCONTRO FLIPIRI DE ILUSTRADORES contam com o patrocínio do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento.

 

6ª FLIPIRI – FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS

Patrocínio: BNDES
Realização: Instituto Cultural Casa de Autores e Prefeitura Municipal de Pirenópolis
Curadoria: Iris Borges
Produção geral: Gedson Oliveira
Produção executiva: Gianna Toni